Osteopatia Adulto
A osteopatia é uma especialidade que procura o bom funcionamento de todos os sistemas e o bem-estar do indivíduo, centrando-se nas causas e não apenas nos sintomas apresentados. Este tratamento atua ao nível do sistema neuro-músculo-esquelético, para a prevenção e autorregulação de todo o corpo.
O osteopata utiliza a manipulação manual das estruturas do sistema músculo-esquelético para eliminar os transtornos de mobilidade, reduzindo o desconforto e promovendo a flexibilidade e equilíbrio do organismo. Esta especialidade pode ser indicada para várias patologias, como o tratamento complementar de dores no nervo ciático, dores nas costas, dores na lombar, dor no ombro ou pescoço, hérnia de disco, espasmos musculares e lesões desportivas pequenas e poderá ser adaptada a todas as idades.
As técnicas da osteopatia também podem ser utilizadas durante a gravidez para aliviar a dor nas costas, aliviar a tensão muscular e estimular a circulação sanguínea.

A osteopatia no adulto procura restituir a mobilidade de diferentes tecidos, de forma a evitar o aparecimento de lesões e a promover o equilíbrio corporal. Sem recurso à farmacologia, o osteopata necessita de ter um vasto conhecimento da fisiologia, biomecânica e anatomia, para efetuar um diagnóstico o mais correto possível.
As técnicas utilizadas são suaves, indolores e adaptadas a cada paciente, intervindo em áreas como:
- Sistema neuro-músculo-esquelético
- Enxaquecas
- Dores de cabeça
- Problemas digestivos
- Insónias
- Vertigens
- Sinusite
- Obstipação
- Problemas respiratórios
Osteopatia Pediátrica
A osteopatia pediátrica está centrada principalmente na prevenção e tratamento de disfunções nos bebés e 1ª infância. A osteopatia considera que o corpo é um sistema integrado, em que todos os sistemas estão interligados..

Este tratamento é importante nas seguintes condições:
- Refluxo gastro esofágico
- Assimetrias cranianas
- Cólicas
- Problemas bucais na amamentação
- Problemas na marcha
- Respiradores bucais
- Alterações posturais

O objetivo principal da osteopatia pediátrica é melhorar a qualidade de vida e saúde do bebé, criança ou adolescente e prevenir potenciais problemas ao longo do seu desenvolvimento e crescimento, até à idade adulta.




