Nutrição Clínica
A nutrição dedica-se à avaliação das necessidades nutricionais e ao planeamento alimentar em situações específicas.
Na consulta de nutrição é analisada a história clínica, hábitos e preferências alimentares e nível de atividade física, sendo também avaliado o peso e determinados perímetros e pregas corporais. São definidos os objetivos a atingir, e elabora-se um plano alimentar personalizado. Posteriormente, são ainda delineadas as melhores estratégias e trabalhadas ferramentas motivacionais essenciais para o sucesso da intervenção nutricional.

Nutricionista – ON – 3321
A nutrição clínica na PROREAB é dedicada aos seguintes casos:
- Excesso de peso e obesidade
- Baixo peso
- Correção de desequilíbrios alimentares
- Apoio nutricional nas doenças do comportamento alimentar
- Apoio nutricional nas doenças gastrointestinais
- Apoio nutricional nas doenças cardiovasculares, por exemplo hipertensão arterial
- Apoio nutricional nas doenças reumáticas
- Apoio nutricional nas doenças oncológicas

Nestas situações, o nutricionista:
- Avalia o seu estado nutricional
- Prescreve plano nutricional
- Controla a monitorização da sua evolução, ajustando os seus objetivos
Os nutricionistas trabalham em equipa com médicos e outros profissionais de saúde envolvidos em cada caso.
Nutrição no desporto
A Nutrição aplicada ao desporto visa adequar a ingestão de nutrientes em função das características da modalidade desportiva, do próprio atleta e das diferentes fases do treino ou competição.
Quando se trata de exercício físico, a alimentação tem um papel de destaque, pois influencia desde o desempenho do atleta à sua recuperação.



Metodologia da consulta de nutrição
A metodologia da consulta de nutrição para desportistas tem por base a avaliação das necessidades nutricionais e de hidratação de cada desportista, para elaborar com bases científicas um plano alimentar adaptado ao objetivo em causa, seja a perda de peso, hipertrofia muscular ou melhoria da performance. Em cada consulta é efetuada uma avaliação antropométrica e de bioimpedância permitindo avaliar a percentagem de gordura corporal e monitorizar o desenvolvimento do desportista.
Em conjunto com o nutricionista e desportista são delineadas estratégias alimentares adequadas ao quadro clínico e aos objetivos, promovendo uma modificação duradoura e sustentada do comportamento alimentar e estilo de vida. Posteriormente é elaborado o plano alimentar terapêutico. A monitorização e acompanhamento são fundamentais para o sucesso da intervenção.
Vantagens de uma alimentação personalizada
Uma alimentação otimizada na prática de desporto permite que o que é ingerido determina não só a quantidade, mas também a qualidade energética e nutricional. Tendo em consideração que o próprio corpo constitui a ferramenta de trabalho de um atleta, e que o seu desempenho desportivo é influenciado pelo estado nutricional, uma alimentação adaptada aos objetivos desportivos torna-se fundamental.
A escolha criteriosa da alimentação antes, durante e após os treinos e competições é fundamental para otimizar o rendimento do atleta e o ganho muscular.

Uma alimentação otimizada permite:
- Atrasar a sensação de fadiga
- Diminuir o tempo de recuperação
- Evitar a perda de qualidades técnicas e físicas
- Acelerar a recuperação de traumas e lesões
- Melhorar a função imunológica, prevenindo doenças
As necessidades nutricionais específicas de um atleta variam consoante o tipo de treino, a altura da época e o calendário de competições. Para maximizar o rendimento físico e mental, o atleta deverá cumprir as necessidades energéticas e nutricionais necessárias para suportar o seu programa de treino e os momentos de competição.
O acompanhamento por nutricionista irá permitir que o atleta consiga atingir o seu máximo potencial.


