Fisioterapia Respiratória Adulto


A fisioterapia respiratória promove o bem-estar e qualidade de vida, através de sessões individuais, devolve a independência que lhe confere uma maior confiança nas diferentes situações da vida.
Nesse sentido, o nosso objetivo é ajudá-lo no controlo e alívio dos sintomas causados por diversas patologias respiratórias.

FISIOTERAPIA COMO ALIADA NA RECUPERAÇÃO PÓS-COVID 19
O novo coronavírus, designado SARS-COV-2, é uma doença infecciosa respiratória altamente contagiosa. Os sintomas variam em gravidade, desde a ausência de sintomas, a sintomas de infeção respiratória aguda. A maioria dos doentes infetados com COVID-19 podem apresentar sintomas ligeiros a moderados como tosse, febre e dificuldade respiratória.
Uma percentagem pode desenvolver patologia grave, com necessidade de hospitalização e suporte de oxigénio podendo necessitar de cuidados intensivos.
A maioria dos casos recuperam sem sequelas. No entanto, até 10% das pessoas em recuperação da COVID-19 poderão desenvolver síndrome de fadiga pós-viral (SFPV) e pelo menos 20% dos pacientes recuperados da COVID-19 manifestam sequelas respiratórias, como cansaço, fraqueza, tosse, falta de ar, entre outros.
Não desvalorize os seus sintomas, as sequelas são reais e há profissionais qualificados que o podem ajudar.
“Estive em isolamento durante 10 dias, tive alta há um mês e continuo a uma sensação de cansaço no meu dia-a-dia.”

Durante o isolamento, a maioria dos indivíduos aumenta significativamente o tempo passado na posição de sentado e deitado e inevitavelmente há uma redução na atividade física. Consequentemente, este facto leva a uma maior intolerância ao esforço, redução da força muscular e limitação da mobilidade e da capacidade para realizar tarefas diárias.
“Estive internado durante 20 dias, tenho de voltar ao trabalho, mas não me sinto com a energia que tinha.”
As pessoas que sofreram com mais gravidade os efeitos da infecção pela COVID-19, tendo sido necessário ventilação/suporte de oxigénio, imobilização prolongada e repouso no leito, podem sentir fraqueza muscular severa, rigidez articular, fadiga e comprometimento da função pulmonar após terem alta hospitalar.

O que esperar da reabilitação?
O plano de recuperação inclui a avaliação funcional do paciente e intervenção terapêutica. O plano de intervenção varia desde a implementação de técnicas de fisioterapia respiratória com vista à otimização do padrão ventilatório, sendo posteriormente inseridos, de forma gradual e progressiva, exercícios terapêuticos.
A fisioterapia respiratória em simultâneo com a fisioterapia ortopédica, é determinante na recuperação de quadros de COVID-19.

A fisioterapia é uma das chaves para a recuperação funcional pós COVID-19
Objetivos da fisioterapia respiratória:
- Redução da sensação de falta de ar/cansaço;
- Melhoria do equilíbrio e da coordenação;
- Melhoria da tolerância ao exercício;
- A atividade física como rotina;
- Ganho de autonomia nas atividades da vida diária.
O plano de reabilitação pretende dar resposta às necessidades de cada indivíduo e garantir que consegue recuperar a autonomia e qualidade de vida, com objetivo de atingir a funcionalidade integral.

Fisioterapia Respiratória Pediátrica
A Fisioterapia Respiratória é um aliado essencial, não medicamentoso, não invasivo e eficaz na eliminação de secreções. Através de exercícios respiratórios e manobras de desobstrução brônquica promove-se a correta ventilação pulmonar, expansão torácica e a expulsão de secreções. Em muitos casos a Fisioterapia Respiratória torna-se a alternativa a determinados medicamentos.

A Fisioterapia Respiratória está indicada nos casos de:
- Bronquiolite
- Bronquite
- Infeções Respiratórias
- Asma Brônquica
- Atelectasias
- Obstrução nasal, tosse e aumento de secreções
- Fibrose quística





