PROREAB +informação |
13/7/2017 0 Comments Stretching Global Ativo (SGA)![]() O que é? O Stretching Global Ativo (SGA) é um método de alongamento progressivo e não forçado que tem como objetivo reestabelecer a força, o comprimento e a flexibilidade dos grupos musculares enrijecidos pela prática desportiva e por movimentos/posturas impróprias relacionadas com o trabalho. O que difere o SGA dos alongamentos clássicos? Os alongamentos clássicos atuam de forma analítica, trabalhando cada músculo de forma individual. O SGA baseia-se em 5 princípios que o diferencia dos alongamentos clássicos: 1. Os músculos organizam-se em cadeias musculares, estando relacionados entre si. 2. Cada músculo tem diferentes fisiologias. 3. Os alongamentos são sempre ativos e globais. 4. O estiramento muscular segue os mesmos princípios dos materiais viscoelásticos. 5. A respiração é o motor do alongamento. O SGA é realizado em auto-posturas de alongamento das cadeias musculares retraídas associadas a um trabalho respiratório controlado. Trabalha de forma global mas com base numa avaliação específica de cada indivíduo, de acordo com as necessidades das atividades de um grupo de atletas ou de pacientes comuns. Este trabalho em globalidade evita compensações noutras partes do corpo preservando o eixo e o espaço das articulações, as curvaturas da coluna e os seus discos intervertebrais. Desta forma é possível atenuar os efeitos da sobrecarga de estruturas músculo-esqueléticas consequentes de movimentos repetidos de cada atividade. Quem beneficia com o SGA? O SGA foi inicialmente desenvolvido para desportistas. Um bom trabalho de alongamento dos grupos musculares permitirá ao atleta uma melhor capacidade de movimento, força, equilíbrio e boa postura durante a sua prática desportiva potenciando a sua performance. Assim, no desportista o SGA deve ser integrado como: - Preparação do treino - Recuperação do treino - Recuperação de lesões - Prevenção de lesões Adicionalmente, esta modalidade mostra-se, hoje em dia, como sendo uma mais-valia no campo da prevenção e tratamento de lesões relacionadas com o trabalho. Assim, qualquer pessoa beneficia com a prática de SGA. Vantagens do SGA § Aumenta a flexibilidade global do corpo; § Corrige a morfologia corporal; § Liberta as articulações; § Melhora e potencia as capacidades individuais de cada pessoa; § Favorece o desaparecimento de compensações e rigidez; § Promove uma melhor postura, evitando a compressão articular; § Ajuda na diminuição da tensão muscular provocada por atividades repetidas, por stress, ansiedade, dor (…); § Facilita a chegada de nutrientes a todos os tecidos do nosso corpo e a “limpeza” dos resíduos do seu metabolismo; § Previne lesões preparando o corpo para diferentes tipos de movimento e de intensidade durante a atividade.
0 Comments
9/2/2017 0 Comments LIGADURAS FUNCIONAISKINESIO
Um pouco de história e curiosidadesHoje em dia sabemos que é de vital importância manter os músculos em movimento, de forma a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a dor, aumentar o metabolismo celular e, consequentemente, acelerar o processo de regeneração celular. Esta foi a principal linha de raciocínio e motivo que levou, na década de 70, o quiroprata japonês Dr. Kenzo Kase, a desenvolver um método que assegurasse tudo isto, mas que se diferenciasse dos métodos tradicionais que visavam a imobilidade das estruturas lesadas e, por sua vez, atrasando o processo natural de regeneração e cura natural do nosso organismo. Assim nasceu o Método de Kinesio Taping®, que deve o seu nome ao ramo da ciência responsável pelo estudo do movimento humano, a cinesiologia (do termo inglês ‘Kinesiology’). Desde a sua popularização no mundo do desporto, que o método foi contestado por vários cépticos, afirmando que se tratava mais de uma moda (especialmente devido ao forte impacto visual das cores utilizadas) e não passava de um placebo. Apesar dos estudos científicos ainda não reconhecerem completamente a sua eficácia terapêutica, a experiência clínica diária vem comprovar que este método é eficaz, quando utilizado em conjunto com outras técnicas por parte do Fisioterapeuta, através de uma avaliação rigorosa e raciocínio clínico. O que é o Kinesio Taping®? O método Kinesio Taping® é uma técnica de reabilitação, projetada para facilitar o processo de cura natural do corpo, proporcionando suporte aos músculos sem restringir a amplitude de movimento do corpo e articulações, além de proporcionar uma modulação prolongada dos tecidos moles (pele, músculos, fáscia). Desta forma, o Kinesio Taping® irá prolongar os benefícios de todas as outras técnicas e terapias utilizadas dentro do cenário clínico. O método de Kinesio Taping® é seguro para todos os pacientes, desde crianças até a idosos e ajuda com sucesso, a reabilitar uma variedade de doenças ortopédicas, neuromusculares e neurológicas. A avaliação clínica pelo fisioterapeuta, determina as especificidades da aplicação de Kinesio e outros possíveis tratamentos ou modalidades. Aplica-se no paciente, com base nas suas necessidades após a avaliação. A sua aplicação é feita através da utilização de tiras em "I" individuais ou alternativas na forma de um "X", "Y" ou outras formas especializadas, bem como a direção e a quantidade de estiramento colocado na fita no momento da aplicação. Com isto, o Kinesio pode ser aplicado de diversas maneiras, ajustando-se especificamente ao indivíduo e tem a capacidade de reeducar o sistema neuromuscular, reduzir a dor e a inflamação, promover a boa circulação e cicatrização e ajudar a devolver o corpo à homeostase. Quais as características da Kinesio Tape?
Quais o efeitos do Kinesio Taping®?
Mitos e Verdades Mito – O Kinesio Taping® coloca as articulações e ossos na sua posição correta. Verdade – Apesar de algumas técnicas de aplicação, poderem dar a sensação ao paciente de que, por exemplo, o ombro está mais para trás, esta sensação deve-se sim à modulação que está a ser feita a nível da pele, muscular e sistema nervoso. Esta modulação leva a um reequilíbrio do sistema neuromuscular que irá, progressivamente, levar a esse reposicionamento. Mito – O Kinesio Taping® tem medicação anti-inflamatória Verdade – Todo o material utilizado segundo o método de Kinesio Taping® é feito de 100% de algodão de alta qualidade. A sensação de alívio de dor está diretamente relacionada com a atuação do Kinesio no sistema somatossensorial. Mito – As cores têm influência Verdade – A cor de cada rolo de Kinesio é completamente irrelevante, relativamente à rigidez, elasticidade, eficiência e efeito térmico. A questão da cor prende-se unica e exclusivamente, à preferência individual de cada paciente em termos estéticos. Algumas marcas de Kinesio Taping® têm, inclusive, padrões de cores, sendo que estes também em nada influenciam a eficácia e sua qualidade. Outros tipos de tapesMcConnel Taping® A técnica de McConnel Taping® utiliza uma ligadura super-adesiva, de rigidez extrema. A sua aplicação tem como objectivo atuar a nível biomecânico corrigindo eventuais falhas posicionais, sendo muito utilizada em casos de subluxação patelofemoral ou do ombro. O paciente usualmente não mantém a ligadura por muito tempo devido ao seu efeito sufocante e possível reação negativa ao nível da pele.
9/2/2017 0 Comments FISIOTERAPIA DESPORTIVAA Fisioterapia no Desporto é uma área da Fisioterapia que intervêm na prevenção, tratamento, reeducação funcional de movimentos e/ou lesões decorrentes da prática desportiva. E quando falamos em desporto, não nos referimos somente a alto rendimento. O indivíduo que costuma fazer caminhadas, que joga futebol uma vez por semana com os amigos, que pega na bicicleta ao fim de semana, para fazer uns quilómetros, também é desportista! O nosso corpo agradece a prática de exercício físico regular. Tendo como objetivos principais a melhoria da performance desportiva, a prevenção de lesões e a introdução ao treino após lesão ou após longa paragem, a ProReab - Reabilitação Avançada possui profissionais qualificados e experientes nesta valência, com competências na área da promoção da atividade física e na educação e aconselhamento do atleta. Dispomos do equipamento de radiofrequência, o INDIBA Activ, muito procurado por atletas, não só pelos resultados rápidos no processo natural de recuperação do corpo, como no alívio dos sintomas decorrentes da prática intensiva de treino. Fazemos treinos individualizados e/ou elaboramos planos personalizados para diferentes objetivos. Utilizamos o treino neuromuscular como complemento de vários programas. Nunca se esqueça que a forma e a técnica com que pratica a sua actividade desportiva influencia não só o seu rendimento, mas também a sua saúde músculo-esquelética. TREINO NEUROMUSCULAREste tipo de treino estimula capacidades que não são desenvolvidas pelos exercícios tradicionais e ainda favorece o ganho de padrões de postura, equilíbrio e movimento.
Assim, consegue-se melhorar o gesto técnico desportivo e a sua adaptação a movimentos bruscos inesperados, diminuindo os riscos de lesões. Há que diferenciar o objectivo desta terapia. Pode ser utilizada em casos de retenção de líquidos, ou em casos mais complexos, como pós cirurgicos onde tenham sido removidos os gânglios linfáticos, que podem resultar em situações de linfedema. Explicamos com mais detalhe cada uma das intervenções: PARA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
PARA PÓS OPERATÓRIO - mastectomiaO cancro de mama é o segundo tipo de cancro mais comum entre as mulheres.
A cirurgia é parte do processo terapêutico na prevenção da proliferação da doença, porém, pode ser causa de algumas complicações como o linfedema. O que é o linfedema? O linfedema é a retenção localizada de fluídos, provocada por um bloqueio ou obstrução do sistema linfático. Após a cirurgia de retirada dos gânglios linfáticos, os pacientes evoluem, normalmente, com certo grau de edema, pois a capacidade de absorção do excesso de líquido fica reduzida. Como se trata? Se o linfedema for de menor grau, sem fibrose, podemos tratar somente com drenagem linfática, exercícios, equipamento de pressoterapia e uso de mangas elásticas. Se for de um grau maior, com grande quantidade de líquido e presença de fibrose podemos tratar com a Terapia Descongestiva Linfática, o método mais indicado para redução do linfedema, segundo a Sociedade Internacional de Linfologia, com o objetivo de direcionar o edema para vias que se mantêm íntegras após as incisões cirúrgicas, podendo, então, ser reabsorvido. A Terapia Descongestiva Linfática é composta por drenagem linfática manual especializada, cuidados de pele, compressão por manga elástica compressiva, pressoterapia e exercícios miolinfocinéticos. Estes cinco componentes devem ser realizados em conjunto e eventualmente podem sofrer alguma modificação na sua aplicação dependendo do quadro clínico do paciente. Se realizados separadamente o resultado pode mostrar-se ineficaz. As contrações musculares realizadas numa sequência específica (geralmente a partir das extremidades em direção ao tronco) podem aumentar o retorno linfático. Além disso, podem ser feitos exercícios para alongar os músculos. Exercícios que enfatizam a respiração profunda e flexibilidade tais como a Yoga e o Pilates, podem ser particularmente benéficos. 6/2/2017 0 Comments OSTEOPATIA
6/2/2017 0 Comments pilates clínico
6/2/2017 0 Comments FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA
6/2/2017 0 Comments RADIOFREQUÊNCIA - INDIBA ACTIVEste equipamento é o único dispositivo médico utilizado em fisioterapia e é uma ajuda essencial em grande parte dos tratamentos. É um método não invasivo, seguro e confortável. Acelera o processo de recuperação natural do corpo. Graças ao sistema proiónico permite activar o metabolismo celular, restabelecendo o seu equilíbrio, aumentando a vascularização e a temperatura interna nos tecidos tratados. O resultado é uma aceleração mais rápida do processo natural de recuperação do corpo, aliviando a dor desde a primeira sessão. O Indiba activ, normaliza a amplitude de movimento e o tónus muscular e aumenta a flexibilidade. Em simultâneo, a drenagem produzida, ajuda a diminuir a inflamação. Indiba e desporto de alta competição A experiência no desporto de alto rendimento, levou a integrar simultaneamente técnicas de terapia manual, conseguindo uma maior eficácia no tratamento. 6/2/2017 2 Comments REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBALPor Lillian Castelão |
Reabilitação de condições clínicas do foro neurológico. A fisioterapia neurológica actua nas patologias que envolvem o sistema nervoso central ou periférico, provocando distúrbios neurológicos, motores e cognitivos, que se traduzem em alterações complexas do movimento e função. O objetivo da nossa intervenção, é avaliar essas alterações funcionais e promover padrões motores adequados, através da melhoria da força, coordenação motora e equilíbrio. Para tal, o paciente é estimulado no sentido de restabelecer as suas funções ou se readaptar à sua nova condição, promovendo a funcionalidade, independência e autonomia, melhorando consequentemente a sua qualidade de vida. Problemas mais comuns:
|
Author
Write something about yourself. No need to be fancy, just an overview.
Archives
Categories
Site desenvolvido pelo Weebly. Administrado por Dominios.pt